Nas ruas, por telefone, correspondência, e-mails, são as principais formas utilizadas por vigaristas para aplicação de golpes, principalmente no fim de ano.
Economia aquecida em virtude do 13° salário e bonificações, sentimento fraternal aguçado e viagens, são alguns dos fatores responsáveis por diminuir nossa atenção, nos fazendo cair em golpes, que passam sem serem notados, e depois ficamos com os prejuízos.
Por isso tenha sua atenção redobrada ao receber e-mails indicando débitos, SPC ou SERASA e Bancos, não usam esse meio para informação, em sua maioria essas informações são feitas em carta registrada, direto a pessoa. Não passe informações por telefone, para pessoas se passando por empresas, ou bancos que dizem atualizar cadastros, com isso informações sigilosas podem ser fornecidas desapercebidamente. Confira sempre os pagamentos com cartões de crédito, para não se equivocar com valores e preste muita atenção em boletos que indicam débitos em seu CNPJ ou CPF, existem falsas organizações que praticam dessa atitude para arrecadar de forma ilícita.
Tanto para consumidor quanto para empresas, essas precauções podem ajudar a se livrar de golpes que venham a causar transtornos, acabando com a harmonia do fim de ano, fazendo seu 2012 começar de forma indesejada.
Texto: João Paulo Morini.